O teste DASS-21 é uma ferramenta de avaliação psicológica que mede três aspectos emocionais: estresse, ansiedade e depressão. O nome DASS é uma sigla para Depression, Anxiety and Stress Scale (Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse), e o número 21 representa o número de itens presentes no teste.
Sim, esta ferramenta tem sido aplicada em diversas pesquisas clínicas e não clínicas e já foi validada no Brasil em adultos, adolescentes e idosos. Porém, é importante ressaltar que o DASS-21 é uma ferramenta de triagem, e não um diagnóstico definitivo. Os resultados do teste não devem ser utilizados como única base para um diagnóstico ou tratamento, mas sim como um indicador de que pode haver problemas emocionais a serem avaliados mais a fundo.
Estresse: refere-se a sentimentos de tensão, irritabilidade e sobrecarga emocional;
Ansiedade: envolve preocupação, medo e sintomas físicos como palpitações, sudorese e falta de ar;
Depressão: abrange sentimentos de tristeza, desesperança, perda de interesse e motivação.
O DASS-21 é um questionário de autorrelato, ou seja, o próprio indivíduo responde às perguntas. O teste é composto por 21 itens, nos quais o indivíduo avalia como se sente em relação a diferentes afirmações. Cada item é avaliado em uma escala de 0 a 3, representando respectivamente: “não se aplica a mim”, “aplica-se a mim em algum grau”, “aplica-se a mim em grande parte” e “aplica-se a mim completamente”.
Leia com atenção cada pergunta e responda de maneira sincera e honesta, como você se sentiu nos ÚLTIMOS 7 DIAS (última semana):
Time's up